Patrono

Foto Jacinto Manuel Faleiro
Jacinto Manuel Faleiro nasceu em Castro Verde no dia 03 de Junho de 1883. Era filho de Manuel Jorge Faleiro e de Maria da Conceição Moreira Bragança, e tinha uma irmã mais velha, Palmira da Conceição Faleiro. A sua mãe faleceu cedo e a infância foi passada na rotina diária entre Castro Verde e as herdades dos Pereiros e dos Bispos. 
Privilegiado quanto à fortuna pessoal, Jacinto Faleiro era um homem reservado, pouco expansivo, arguto e intuitivo. Apaixonado pelo tratamento das suas videiras do Monte dos Pereiros, foi desde muito novo caçador e pescador.
Proprietário de um vasto património, foi pioneiro na aquisição de bens de luxo em Castro Verde. Em 1909 adquiriu um carro UNIC que, agora, está exposto no Museu do Caramulo. Mandou construir aquela que é hoje conhecida como a Casa Faleiro, num estilo de Arte Nova. Ao mesmo tempo, alargou a casa agrícola com a aquisição de importantes propriedades como a Gatôa e o Pardieiro.
Solteiro e sem descendentes, no dia 6 de Maio de 1964 lavrou pela sua própria mão o testamento que beneficiou familiares e pessoas próximas, reservando o remanescente de todos os seus bens à Santa Casa da Misericórdia de Castro Verde - actualmente transformada em Lar Jacinto Faleiro. 
Faleceu no dia 22 de Maio de 1975.

 

Missão

Servir a comunidade, de forma solidária, indo ao encontro das suas necessidades, promovendo a melhoria e eficácia dos serviços através das diversas respostas sociais.

Visão

O Lar Jacinto Faleiro é uma instituição de referência com capacidade de resposta a um maior número e diversidade de solicitações, e dotado de infraestruturas adequadas ao funcionamento dos serviços.

Valores

Humanização: Lidamos com os utentes/clientes, respeitamos as diferenças e a individualidade de cada um, desenvolvendo relações de empatia, proximidade e baseadas em afectos.
 
Justiça: Garantindo o acesso aos serviços a todos os que necessitam.
 
Igualdade: Não discriminamos qualquer utente.
 
Profissionalismo: Desenvolvemos o nosso trabalho com competência. O acesso de utentes a colaboradores é facilitada. Estamos atentos a sugestões para melhoria dos serviços. Garantimos que as equipas têm as competências necessárias.
 
Solidariedade: Direccionamos a nossa intervenção para os mais carenciados (os que apresentam maiores vulnerabilidades).
 
Transparência: Os actos e decisões estão disponíveis para o conhecimento de colaboradores.

 

Institucional

Contactos

Lar Jacinto Faleiro Largo Vítor Guerreiro Prazeres, n.4-r/c
7780-218 Castro Verde
286 320 130 geral@lar-jfaleiro.pt